Alloe Vera – Os seus maiores benefícios para a nossa saúde!

alloe-vera

Hoje sabemos que o Alloe Vera é amplamente utilizado em produtos de beleza e por bons motivos. Ele tem muitos benefícios para a nossa saúde e propriedades antibacterianas, e também a capacidade de ajudar a tratar de tudo, desde constipação até diabetes.

Você pode usar Aloe Vera para a pele, aloe vera para o rosto e aloe vera para estrias. Incrível!

Essa planta com aparência de cacto verde que fica em seu jardim não é apenas uma planta qualquer, ela corresponde a uma indústria milionária, desde cremes de beleza a sucos saudáveis ​​e suplementos dietéticos.

Porém talvez você esteja se perguntando qual é o real benefício do Alloe Vera para a nossa saúde? E será sobre isso que iremos falar neste artigo, aqui você aprenderá tudo sobre o Alloe Vera e os seus maiores benefícios para a nossa saúde.

Para facilitar a leitura deste artigo ele foi dividido em alguns tópicos.

  • O que é o Alloe Vera? 
  • Benefícios do Alloe Vera 
  • Contém compostos vegetais saudáveis 
  • Propriedades antioxidantes e antibacterianas 
  • A Alloe Vera Trata as queimaduras 
  • Hidrata o cabelo e o couro cabeludo 
  • Ajuda a tratar aftas 
  • Conclusão

O que é o Alloe Vera?

O Aloe vera é uma das 420 espécies do gênero Aloe; O nome botânico do aloe vera é Aloe barbadensis miller, e pertence à família Liliaceae. É uma planta perene e xerofítica, que é verde e tem folhas triangulares com bordas serradas.

beneficios-alloe-vera

A planta Alloe Vera em sua forma natural.

Acredita-se que a origem geográfica do alloe vera esteja no Sudão, sendo, mais tarde, introduzida na região do Mediterrâneo e na maioria das outras áreas quentes do mundo, incluindo África, Ásia, Índia, Europa e América.

É considerada a mais biologicamente ativa das espécies de Alloe; mais de 75 componentes potencialmente ativos foram identificados na planta, incluindo vitaminas, minerais, sacarídeos, aminoácidos, antraquinonas, enzimas, lignina, saponinas e ácidos salicílicos.

Fornece 20 dos 22 aminoácidos requeridos pelo homem e oito dos oito aminoácidos essenciais.

As suas folhas contêm um gel translúcido pegajoso, também extremamente amargo, e conhecido em todo o mundo por suas inacreditáveis ​​propriedades curativas.

Este gel translúcido é composto por cerca de 96% de água, alguns compostos orgânicos e inorgânicos, um tipo de proteína que contém 18 dos 20 aminoácidos encontrados no corpo e, por último, vitaminas A, B, C e E.

Outra parte da planta de Alloe Vera que é usada é a ‘seiva’, um líquido de cor amarela preso à pele da planta.

Quando seco e purificado, o Alloe em pó é frequentemente usado como um laxante, embora sua eficácia seja questionável.

Um dos elementos mais importantes encontrados no gel de Alloe Vera é um carboidrato complexo conhecido como acemannan, pois ele permite que os nutrientes atinjam as células, tem a capacidade de nutrir e ao mesmo tempo eliminar as toxinas.

Benefícios do Alloe Vera

  1. Propriedades antioxidantes e antibacterianas

Sabemos que os antioxidantes são importantes para a saúde, e o Alloe vera contém vários compostos antioxidantes poderosos. Alguns destes compostos podem ajudar a inibir o crescimento de bactérias nocivas.

O gel de alloe vera contém poderosos antioxidantes, que pertencem a uma grande família de substâncias conhecidas como polifenóis.

Estes polifenóis, juntamente com vários outros compostos em Alloe vera, podem ajudar a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções.

  1. Contém compostos vegetais saudáveis

As folhas do Alloe Vera estão cheias de uma substância gelatinosa que contém inúmeros compostos benéficos.

Cada folha é composta de um tecido viscoso que armazena água, o que torna as folhas grossas. Este tecido viscoso e cheio de água é o “gel” que associamos aos produtos de Alloe Vera.

O gel contém a maioria dos compostos bioativos da planta, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

  1. Ajuda a Tratar as queimaduras

O gel de alloe vera tem um efeito protetor contra danos de radiação na pele, quando o gel de alloe vera é usado em queimaduras, ele evita a supressão induzida por UV, de modo que a área pode se curar muito mais rápido.

  1. Hidrata o cabelo e o couro cabeludo

O Alloe vera é um ótimo tratamento natural para cabelos secos ou coceira no couro cabeludo. Pois ele tem propriedades nutritivas, e a grande quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes mantêm o cabelo forte e saudável.

Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas do aloe vera, ele também ajuda na caspa, e as enzimas do gel podem livrar o couro cabeludo das células mortas e promover a regeneração do tecido da pele ao redor dos folículos pilosos.

O Alloe também ajuda a parar a coceira associada a caspa ou couro cabeludo seco. Muitos shampoos e condicionadores estão cheios de produtos químicos que danificam o cabelo e podem até causar inflamação e irritações na pele; A utilização de alloe vera é uma maneira eficaz de manter o couro cabeludo livre de bactérias e reações desconfortáveis à pele.

  1. Ajuda a tratar aftas

A aplicação de Aloe vera, seja como adesivo ou gel, tem demonstrado poder auxiliar na recuperação de úlceras na boca.

Sabemos que muitas pessoas em algum momento de suas vidas, irão ter úlceras na boca, ou mesmo aftas.

Eles geralmente se formam sob o lábio, dentro da boca e duram cerca de 7 a 10 dias.

Estudos demonstraram que o tratamento com Alloe Vera pode acelerar a cicatrização de úlceras na boca.

Conclusão

Como podemos perceber no decorrer do artigo, o Alloe Vera possui muitos benefícios para a nossa saúde e a sua utilização correta pode auxiliar no tratamento de vários problemas.

Porém é importante sempre pesquisarmos bem antes de começarmos qualquer tratamento, e o mais recomendado é passarmos em um especialista antes.

Gostou do artigo? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!

About the Author

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o canal Viver de Orgânico.

Comente agora! on "Alloe Vera – Os seus maiores benefícios para a nossa saúde!"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*