Antioxidantes Naturais – Descubra os Seus Benefícios para a Pele

antioxidantes-naturais-para-pele

Se assim como a maioria das pessoas, você deseja ter uma pele bonita e saudável, mas talvez não queira ter que usar centenas de produtos quimicamente tratados durante o processo. Neste caso, os antioxidantes naturais podem te ajudar.

Utilizando os oxidantes certos em sua dieta e cuidados com a pele, você poderá ter um efeito muito positivo no final.

Os antioxidantes são nutrientes (vitaminas e minerais) e enzimas (proteínas no seu corpo) que podem te ajudar a prevenir e reparar danos nos tecidos da sua pele.

Neste artigo você aprenderá tudo sobre os antioxidantes naturais e os seus benefícios, aproveite ao máximo o conteúdo e tenha uma ótima leitura.

Para facilitar a leitura deste artigo ele foi divido em alguns tópicos:

  • Como os antioxidantes funcionam
  • Os benefícios dos antioxidantes naturais para a nossa pele
  • Quais são os benefícios dos antioxidantes?
  • Conclusão

Como os antioxidantes funcionam

Como o próprio nome já sugere, os antioxidantes são substâncias que inibem a oxidação e combatem os agentes oxidantes que são potencialmente prejudiciais dentro de um organismo.

Esses agentes oxidantes são chamados de radicais livres, e são as moléculas produzidas quando o nosso corpo quebra os alimentos, ou quando é exposto à poluição ou qualquer tipo de radiação.

Os antioxidantes agem protegendo as células dos danos causados por esses radicais livres – um processo que causa danos que pode levar à disfunção celular. Se você já viu uma maçã descascada ficar marrom, saiba que esse é o efeito da oxidação em ação.

Como os antioxidantes bloqueiam os efeitos dos radicais livres, retardando ou impedindo o seu efeito, é importante abastecermos constantemente o nosso organismo com a quantidade necessária.

Conheça agora a lista de alguns alimentos que além de serem ótimos para a nossa saúde, são ricos em antioxidantes naturais.

  • Aveia
  • Azeite de oliva
  • Linhaça
  • Framboesa
  • Alho
  • Morango
  • Uva
  • Batata-doce
  • Cacau
  • Salmão
  • Chá-verde
  • Brócolis
  • Maçã
  • Kiwi
  • Alcachofras
  • Cravos
  • Feijão-vermelho

Quais são os benefícios dos antioxidantes naturais?

Como já observamos durante o artigo, os antioxidantes são conhecidos por combater os radicais livres, porém além disso eles possuem uma série de benefícios para o nosso organismo.

Os antioxidantes melhoram a saúde do nosso coração e a nossa função cognitiva. Eles também aumentam a imunidade e melhoram a visão, e as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a afastar doenças crônicas como a artrite.

A ingestão adequada de antioxidantes também pode ajudar a retardar o envelhecimento e a melhorar a saúde do nosso cabelo.

Tratamento da Acne

Os radicais livres viajam pelo corpo, roubando elétrons de células saudáveis. Isso causa danos à pele, e a acne é um dos sintomas. Como sabemos, os antioxidantes agem contra esses radicais livres, desta forma, ajudando a tratar a acne. Eles também protegem a pele, evitando que as toxinas possam penetrar na camada dérmica.

A vitamina C é um desses antioxidantes que pode ajudar no tratamento da acne, combatendo a inflamação. E a vitamina E promove o crescimento de células da pele, tratando assim as cicatrizes causadas pela acne.

Outros antioxidantes que também são importantes para o tratamento da acne, são o Zinco e o Selênio.

Reduzir a aparência de rugas

Embora saibamos que seja quase impossível fazer as rugas desaparecerem, os antioxidantes podem ajudar a melhorar a pele e fazê-la parecer mais jovem.

A maioria dos antioxidantes são ótimos para reduzir o aparecimento de rugas e linhas no rosto, mas podemos contar com as vitaminas C e E, que são especialmente mais benéficas.

Tratamento de cicatrizes

Outro benefício muito importante dos antioxidantes no cuidado da nossa pele, é na redução do aparecimento de cicatrizes. O tecido da cicatriz tem uma estrutura celular diferente daquela da pele saudável, o que a torna mais rígida.

Muitos antioxidantes aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido, minimizando a aparência da cicatriz e ajudando no desenvolvimento da nova pele.

Ajudar na reparação de danos causados pelo sol

Sabemos que tomar muito sol é perigoso para a nossa saúde, porém além disso também pode ser ruim para a aparência da nossa pele, secando-a e danificando as células. O dano solar pode fazer com que a pele pareça dura e enrugada.

Os antioxidantes que estimulam o fluxo sanguíneo na pele podem ajudar a estimular o crescimento de novas células e tornar a pele danificada pelo sol mais jovem.

Conclusão

Como podemos observar durante o artigo, quando se trata de cuidar da nossa pele, os antioxidantes podem nos ajudar a protegê-la dos efeitos nocivos do sol. Ao contrário dos protetores solares e hidratantes, os antioxidantes podem proteger nossa pele de dentro para fora, protegendo as células contra os danos.

As vitaminas – A, C, E e o mineral selênio são particularmente as mais úteis no cuidado da nossa pele. Além de ajudar a fortalecer as células contra os radicais livres, as vitaminas A e C também estimulam o crescimento de células e tecidos, ajudando o corpo a se auto-regenerar.

Isso é muito útil no cuidado da nossa pele. Por essa razão, qualquer antioxidante que proteja as células e estimule o crescimento delas, poderá ser utilizado no combate ao envelhecimento, pois elas podem ajudar a combater linhas e rugas.

Porém, assim como ao adicionar qualquer suplemento à sua dieta, tenha cuidado na hora de adicionar os antioxidantes. Embora sejam naturalmente bons para você, os antioxidantes consumidos em excesso podem ser prejudiciais – por isso, não se esqueça de seguir as quantidades recomendadas. O ideal é que você fale com o seu médico antes.

Gostou do artigo? Gostaríamos de saber a sua opinião. Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima.

About the Author

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o canal Viver de Orgânico.

Comente agora! on "Antioxidantes Naturais – Descubra os Seus Benefícios para a Pele"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*