Slow Beauty – Os Benefícios de uma Beleza Natural

Na maioria das vezes que falamos em beleza natural e orgânica, as pessoas geralmente acreditam que é necessário gastar muito para garantir os cuidados com a pele, unhas e cabelos.

Porém isso não é verdade, os produtos naturais a longo prazo, acabam sendo muito mais econômicos, e os resultados obtidos por meio de cosméticos naturais e orgânicos tendem a ser também mais duradouros.

Viver de Orgânico

Os produtos convencionais podem entregar uma performance até mais imediata, porém nos prejudicam muito mais a longo prazo.

E a utilização de produtos com parabenos, óleo mineral, metais pesados e outros, podem provocar danos para o meio ambiente tanto quanto para sua saúde.

Além de causar sofrimento desnecessário aos animais pois a grande maioria dos produtos vendidos pela indústria de beleza atual ainda são testados em animais e possuem ingredientes de origem animal.

Felizmente, o movimento slow beauty é um conceito que chegou para contrariar toda essa tendência e propõe um novo olhar para beleza interior.

Em que os rituais de beleza deixam de ser uma guerra contra os sinais do tempo e se transformam em uma valorização da qualidade de vida e que incentiva o consumo de cosméticos orgânicos.

E será sobre isso que iremos falar neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o Slow Beauty, e por que ele também importante para nossa saúde.

Para facilitar a leitura deste artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • Como surgiu o movimento Slow Beauty? – beleza natural?
  • Aderir ao Slow Beauty é deixar de se cuidar?
  • Principais razões para você aderir ao Slow Beauty
  • Conclusão

Como surgiu o movimento Slow Beauty – beleza natural?

O movimento Slow food surgiu na Itália na década de 80, literalmente para se opor ao fast food, que é o conceito de comida rápida e prejudicial à saúde, e ao meio ambiente.

Viver de Orgânico

Logo depois chegou no Japão com o Slow Life, que era um movimento mais abrangente e também com base na sustentabilidade, e com o tempo suas qualidades foram sendo percebidas, logo o slow beuty chegou em outras áreas como: Slow Food, Slow Life, Slow Fashion.

E assim surgiu o conceito Slow Beauty, que se consolidou depois nos Estados Unidos e já vem se instalando aqui no Brasil.

E assim como na alimentação, incentiva que a gente tenha mais consciência dos produtos que consumimos, retomando a conexão com a maneira em que eles são produzidos e valorizando a riqueza de nossa biodiversidade.

Trata-se de um resgate à nossa essência interior e, ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade das comunidades locais e do meio ambiente, e além do respeito aos animais.

E neste ponto entram os cosméticos orgânicos e os tratamentos holísticos, todos com foco na beleza associada à saúde e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Aderir ao Slow Beauty é deixar de se cuidar?

Viver de Orgânico

Infelizmente por ser um conceito ainda novo aqui no Brasil, muitas pessoas têm essa ideia a respeito, porém isso é um grande engano, aderir ao slow beauty não significa, nem de longe, deixar de lado os cuidados com a beleza, ficar desleixada.

É desacelerar e mudar para o cuidado com o equilíbrio do corpo, fugir de cosméticos com fórmulas carregadas de química.

Sabemos que no último século, a indústria da beleza convencional ficou centrada em produtos com ênfase em mudar a nós mesmos, em esconder os sinais do envelhecimento e fazer reparos rápidos.

E mais do que melhorar nossa aparência, seus objetivos principais são esconder os sinais do tempo, mascarando-os.

E assim acabam nos “vendendo” para o desempenho dos produtos que cuidam da beleza plástica exterior a qualquer custo, e não levam em consideração como isso poderá afetar não só nosso corpo como a mente, passando a buscar apenas o que é o padrão de beleza vigente.

Felizmente o slow beauty chegou para contrariar essa tendência e propor um novo olhar para a beleza interior, para revigorar o cuidado interno e irradiar uma beleza exterior.

Nos dando mais consciência do processo natural de envelhecimento e os rituais de beleza deixando de ser uma guerra contra os sinais do tempo e se transformando em uma busca por mais qualidade de vida.

Principais razões para você aderir ao Slow Beauty

  • Valorizar a qualidade de vida: Atualmente vivemos em um mundo acelerado onde até mesmo a busca pela beleza tornou-se urgente. No Slow beauty, os cuidados existem, mas o foco é com os cuidados conscientes e no que é realmente necessário para sua saúde, sem pressa, valorizando sempre a qualidade de vida.
  • Redução do impacto ao meio ambiente: Sabemos que muitas substâncias existentes nos cosméticos não são biodegradáveis e assim, é possível contaminar os lençóis freáticos e animais aquáticos com estas substâncias. Além de que, com o consumismo sem consciência aumentamos também o número de embalagens que jogamos no lixo, prejudicando diretamente o meio ambiente.
  • Uso de cosméticos orgânicos: Como já sabemos, a maioria dos cosméticos atuais são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e a partir do momento que você passa a utilizar os cosméticos orgânicos passa a reduzir o contato com produtos que possam conter os agrotóxicos e com isso também reduzir possíveis riscos à saúde causadas por estas substâncias.
  • Muito mais ativos naturais no seu corpo: É um fato que os ativos de origem natural trazem inúmeros benefícios aos cuidados com o corpo. E optar por cosméticos que contenham ativos de origem natural reduz riscos à saúde e aumenta os benefícios que se pode obter com o uso desses produtos.
  • Incentivar o consumo consciente: Todos já tivemos algum cosmético que foi comprado e nunca utilizado ou pouquíssimo utilizado. O movimento Slow beauty prega que devemos adquirir apenas o necessário evitando os desperdícios, trazendo mais economia e menos desperdício.
  • Redução do uso de cosméticos testados em animais: O Slow Beauty foca em reduzir ou evitar produtos de origem animal ou testado nestes e assim você estará evitando um aumento nos processos de crueldade e maus tratos aos animais.

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, o slow beauty é um movimento que veio para ficar e está trazendo uma série de benefícios para a saúde das pessoas além de cuidar muito bem da beleza também.

E diferente do que muitos pensam, o investimento no slow beauty e nesse estilo de vida, no final sairá muito mais vantajoso do que os modelos tradicionais.

E você poderá manter os cuidados com a sua beleza, sem esquecer dos cuidados com a sua saúde e também dos cuidados com o meio ambiente.

E aí? Gostou do artigo? Deixe a sua opinião. Dúvidas críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!

Comente agora! on "Slow Beauty – Os Benefícios de uma Beleza Natural"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*