O Que São Fitoterápicos – Eles São Realmente Naturais?

o-que-sao-fitoterapicos

Você já deve ter visto em farmácias os chamados produtos fitoterápicos, certo? Muitas vezes nós julgamos que são apenas produtos naturais e por isso devem ser muito bons.

Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas notratamento de doenças. A palavra “fitoterapia” vem dos termos gregos therapeia =tratamento + phyton = vegetal e significa “terapia pelas plantas”.

Será que os produtos fitoterápicos são realmente naturais? Vamos entender melhor neste artigo.

O que são os fitoterápicos

São considerados medicamentos fitoterápicos todos os produtos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. (fonte: ANVISA)

Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais. (fonte: ANVISA)

Quer dizer, um produto fitoterápico tem que ser formado apenas por matéria-prima vegetal e nada mais. Ele deve ser criado apenas com uso de plantas medicinais que tenham sido estudadas e aprovadas para tal uso.

Os medicamentos fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.

A eficácia e a segurança devem ser validadas através de levantamentos etnofarmacológicos, de utilização, documentações tecnocientíficas em bibliografia e/ou publicações indexadas e/ou estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos. (fonte: ANVISA)

A qualidade deve ser alcançada mediante o controle das matérias-primas, do produto acabado, materiais de embalagem e estudos de estabilidade.

Cuidado com os produtos fitoterápicos

Os produtos fitoterápicos são realmente naturais, mas isso não significa que não possam fazer mal a saúde.

Existem plantas que são extremamente tóxicas e por isso jamais deverão ser usadas para criação de medicamentos ou até mesmo de cosméticos orgânicos.

Algumas plantas podem causar a morte se forem usada para fazer um simples chá, por exemplo. A toxicidade é tão grande que a pessoa pode sofrer uma insuficiência hepática, isto é, pode haver uma intoxicação do fígado tão alta que o mesmo para de funcionar.

Muito cuidado para não confundir os fitoterápicos com qualquer chazinho.

Os fitoterápicos precisam passar por uma rigorosa avaliação, pesquisas de validação e controle de qualidade na produção de produtos, medicamentos e cosméticos. Os orgãos reguladores como a ANVISA precisam aprovar a comercialização de qualquer produto fitoterápico.

No vídeo abaixo, o Dr. Dráuzio Varela, comenta detalhes sobre os fitoterápicos. Vale a pena assistir.

A segurança dos produtos fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos devem ser usados para tratar problemas de baixa gravidade e precisam de receita médica, mostrando a força que este tipo de produto tem.

As normas foram divulgadas depois de uma consulta pública feita para a lista de registros de medicamentos e estabelecer uma legislação para os produtos tradicionais, que hoje conta com elementos como alho, gengibre e guaraná.

Segundo a publicação, os medicamentos que ainda não possuem comprovação de segurança deverão ter sua eficácia comprovada por estudos para que possam permanecer com esse título.

Um exemplo de alteração deve ocorrer com os chás que são chamados de fitoterápicos como forma de divulgar seus benefícios para o organismo.

Com a nova regra, este nome deverá ser usado para produtos que tiverem orientação terapêutica com concentração suficiente para provocar um tipo de tratamento.

(fonte: O Globo)

Você já usou fitoterápico para sua saúde?

E você, já recebeu a recomendação de algum fitoterápico em alguma ocasião? Já utilizou cosmético ou algum medicamento?

Conte pra gente nos comentários.

Comente agora! on "O Que São Fitoterápicos – Eles São Realmente Naturais?"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*