Piritionato de Zinco – O Número 1 No Combate a Caspa!

piritionato-de-zinco

O Piritionato de Zinco Possui propriedades bactericidas e é eficaz contra bacilos do tipo Streptococcus e Staphylococcus e é conhecido por seu uso no tratamento de caspa e da dermatite seborréica. Também é usado nas formulações para o tratamento da psoríase, eczema, micose, fungos e vitiligo.

O piritionato de zinco é amplamente encontrado em xampús anti-caspa, mas é nocivo para ingestão. É autorizado seu uso nos produtos de enxágue numa concentração de até 1%, mas é proibido em produtos para a higiene oral.

Sabemos que existem muitos ativos que são capazes de tratar a caspa. Mas o que realmente faz do Piritionato de Zinco o ingrediente anticaspa número um do mundo?

Neste artigo iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o Piritionato de Zinco e sobre os seus reais benefícios no combate a caspa.

Para facilitar a leitura deste artigo ele foi dividido em alguns tópicos.

  • O que é a caspa?
  • O que é piritionato de zinco?
  • Como funciona o piritionato de zinco?
  • Conclusão

O que é a caspa?

Efeitos da caspa

A caspa é uma inflamação crônica que causa a descamação excessiva no couro cabeludo que acomete principalmente a população adulta masculina (geralmente entre 20 e 50 anos).

Sabe aquelas “casquinhas” brancas caindo pelos ombros que são muito desagradáveis e causam desconforto, é exatamente isso que a caspa causa em você.

Ela se manifesta especialmente no inverno por meio de coceiras, vermelhidão e a formação dos flocos brancos. As causas são variadas e incluem:

  • Clima seco ou frio;
  • Alterações hormonais;
  • Produtos químicos;
  • Má alimentação, especialmente com falta de proteínas e vitamina B;
  • Estresse;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Pele seca ou oleosa demais.

Uma das formas de se combater a causa, é atacando a raiz do problema. Ao lidar com a causa, você pode obter alívio completo e evitar que os sintomas apareçam, por isso é uma boa solução no longo prazo.

E uma das formas mais eficientes de se fazer isso, é utilizando o piritionato de zinco, e a partir de agora iremos mostrar como realmente ele poderá ser utilizado.

O que é piritionato de zinco?

Trata-se de um antimicrobiano adicionado a xampus para tratar a caspa e a dermatite seborreica. Os xampus contendo piritionato de zinco podem ser comprados sem receita médica.

Os xampus são normalmente aplicados de 5-10 minutos antes do enxágue, e utilizados em cada 2 a 3 dias. Porém isso pode variar de acordo com a marca e depende de outros ingredientes do xampu.

Como funciona o piritionato de zinco?

O Piritionato de zinco se mostrou eficaz contra muitas espécies de fungos e bactérias. O ingrediente foi identificado pela primeira vez na década de 1930, mas o mecanismo exato para a sua atividade antimicrobiana foi um mistério até 2011.

Pesquisadores conseguiram mostrar que a piritiona de zinco tem como alvo proteínas críticas de ferro-enxofre, o que causa toxicidade do cobre levando à morte celular.

A piritiona de zinco tem um papel em certas condições do couro cabeludo porque é eficaz contra as leveduras Malassezia – importantes no tratamento da dermatite seborréica.

Como usar o Piritionato de Zinco no combate a caspa

Hoje no mercado existem diversos produtos que utilizam a substancia de piritionato de zinco para combater a caspa. Porém é importante que você faça uma pesquisa antes, para desta forma encontrar o melhor produto.

A substancia é encontrada em xampus que são normalmente aplicados de 5-10 minutos antes do enxágue, e utilizados em cada 2 a 3 dias.

A sua forma de aplicação na maioria das vezes se baseia em aplicar uma quantidade suficiente sobre os cabelos previamente molhados, massageando suavemente por alguns minutos, permitindo a ação do produto. Enxaguar e repetir a aplicação.

Porém isso pode variar de acordo com a marca e depende de outros ingredientes do xampu.

Produtos Orgânicos Ideais para Cuidar do Seu Cabelo »

Conclusão

Como podemos observar no decorrer deste artigo, o Piritionato de Zinco tem muitos efeitos positivos no combate a caspa e poderá te trazer enormes benefícios.

Porém, apesar de haver muitas ofertas de shampoo com o Pirionato de zinco e outros produtos que ajudem a combater e controlar a caspa, é essencial, antes de comprar um cosmético por conta própria, consultar um profissional de confiança.

Apenas um dermatologista poderá analisar o seu caso e dizer qual é o nível do seu problema e que tratamentos você precisa. Muitas vezes, simplesmente usar um shampoo de Pirionato de zinco ou um anticaspa que contenha o elemento não vai resolver o problema. Talvez seja necessário combinar tratamentos diferentes.

Gostou do artigo? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima.

About the Author

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o canal Viver de Orgânico.

Comente agora! on "Piritionato de Zinco – O Número 1 No Combate a Caspa!"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*