Plantas e ervas medicinais – Os maiores benefícios no cuidado da nossa pele!

O tratamento de pele não é algo novo, este era um assunto muito comum nos tempos antigos, onde as próprias ervas e plantas e ervas medicinais eram a única maneira que tínhamos para cuidar da nossa pele.

Porém, o tratamento de pele à base de plantas acabou sendo substituído por tratamentos sintéticos à base de substâncias químicas.

E as receitas antigas não são mais tão populares hoje em dia, e infelizmente são até desconhecidas por uma grande parte da população.

E podemos atribuir esta transformação de tratamento com ervas para o uso de sintéticos, por duas razões: nossa preguiça (ou a correria da nossa sociedade) e a comercialização de produtos de tratamento de pele.

Hoje felizmente já podemos confirmar o poder das ervas na cura de doenças, fortalecimento da imunidade, e a promoção do bem-estar, é amplamente conhecido.

E como podemos perceber, os seus benefícios não se limitam apenas ao tratamento interno do corpo.

As folhas de camomila, hortelã, pimenta e outras são capazes de melhorar o aspecto da pele, reduzindo inflamações, evitando e combatendo o envelhecimento das células e ainda hidratando a cútis.

E se você ainda não conhece os benefícios das plantas e ervas medicinais nos cuidados da nossa pele, não se preocupe, pois será sobre isso que falaremos neste artigo, os maiores benefícios das plantas e ervas medicinais nos cuidados da nossa pele.

Para facilitar a leitura deste artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • As melhores plantas e ervas medicinais para cuidar da nossa pele
  • Por que é importante cuidar da nossa pele?
  • Amêndoa
  • Lavanda
  • Rosa-de-mosqueta
  • Melaleuca
  • Coco
  • Centella asiatica
  • Conclusão

Por que é importante cuidar da nossa pele?

Infelizmente muitas pessoas desconhecem, mas a pele é um órgão do nosso corpo e, por sinal, o maior de todos.

Ela atua como a proteção ao corpo contra os ataques do ambiente e, por isso, ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com a mesma são essenciais não apenas por estética.

Porém, algumas pessoas deixam de cuidar da pele, pois não gostam de utilizar os produtos tradicionais.

E se você não gosta de cremes industrializados, ou prefere não usar por quaisquer outros motivos, existem formas de manter a pele hidratada e bem cuidada durante o ano inteiro.

Que são as plantas e ervas medicinais, abaixo fizemos uma lista com os maiores benefícios das plantas e ervas medicinais nos cuidados da nossa pele.

As melhores plantas e ervas medicinais para cuidar da nossa pele

Amêndoa

Feito por meio da prensa das sementes cruas da amêndoa, o óleo de amêndoas, é um dos principais óleos vegetais utilizados na aromaterapia e cosmética para melhorar as condições da pele.

É indicado para todos os tipos de pele e ajudar a aliviar a coceira, ressecamento e inflamação. Possui a capacidade de suavizar e condicionar a pele.

O óleo de amêndoas, tem uma cor amarelada, e possui glicosídeos, minerais e vitaminas. E além de ser rico em proteínas que beneficiam a epiderme.

Lavanda

Com compostos sedativos que podem penetrar na pele, as flores de lavanda, beneficiam a nossa pele e podem agir como tônico.

Ela também pode ser utilizada em desodorantes, a planta tem seu uso tradicional para a cosmética amplamente difundido.

Rosa-de-mosqueta

O óleo de rosa-mosqueta é rico em ácidos graxos que são essenciais para nossa pele. E no momento que a Rosa canina é inclusa em cremes ou loção para pele, estimula e hidrata.

É particularmente benéfica para pele ressecada. E água e o óleo da Rosa-de-mosqueta, bem como a infusão feita de pétalas de rosa, são usados em produtos cosméticos e deixam a pele macia, limpam a derme e agem como adstringente, tonificante, retentor de umidade e estimulante com efeito reconfortante.

Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia), que também é conhecido como a árvore-do-chá (tea tree), pode ser utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo ficou conhecido como a panaceia ideal para tratar problemas pequenos e moderados.

Hoje é relativamente fácil comprar a melaleuca comercialmente. A tea tree é indicada para o tratamento de doenças de pele e também para beneficiar a beleza estética em geral.

Pode ser usada para acne, oleosidade, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos.

E também possui forte ação anti-inflamatória.

Coco

O óleo de coco que além de proteger o corpo dos efeitos do sal da água do mar sobre a pele, é extremamente útil para a pele ao criar uma barreira protetora para manter a umidade e agir como um protetor solar natural.

Ele penetra nas camadas mais profundas para ajudar a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis.

O óleo de coco é facilmente absorvido, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Também ajuda na esfoliação da camada externa de células mortas, tornando a pele mais suave.

Centella asiatica

A Centella asiatica é um ingrediente em várias fórmulas antienvelhecimento e de cremes, auxiliando na reconstrução de células.

É uma excelente fonte de triterpenoides, o que a torna capaz de aumentar a resistência à tração da pele e auxiliar na reparação dos tecidos danificados, resultando em um ingrediente natural de cicatrização.

Os triterpenoides são compostos que auxiliam na cicatrização de feridas e estudos demonstram que estes também podem fortalecer os tecidos, aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo de sangue na região afetada.

Conclusão

Como podemos perceber durante a leitura deste artigo, são inúmeros os benefícios das plantas e ervas medicinais para a saúde da nossa pele.

E por serem produtos facilmente encontrados, você já pode incluir nos seus hábitos de cuidados com a pele hoje mesmo. Então, não perca tempo, e passe a ter uma pele mais bonita e saudável de uma forma totalmente natural.

E aí? Gostou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!

About the Author

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo é redator profissional e escreve semanalmente para o canal Viver de Orgânico.

Comente agora! on "Plantas e ervas medicinais – Os maiores benefícios no cuidado da nossa pele!"

Deixe aqui a sua participação

Seu email não será publicado.


*